A Vida de Ozanam

__________________________________________________


Antônio Frederico Ozanam

(O Principal Fundador da SSVP)


     Antônio Frederico Ozanam, principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, nasceu na cidade de Milão, na Itália, em 23 de abril de 1813.
     Sua família passou a viver na cidade de Lion, na França, onde Ozanam estudou no Colégio Real, despertando sua vocação literária. Aos 16 anos, concluiu seus estudos secundários. Com 17 anos, já lia e escrevia em 12 idiomas. Foi estagiário num escritório de Advocacia em Lion.
     Aos 18 anos, chegou a Paris para cursar Direito, na Universidade de Sorbonne, onde desenvolveu o talento pela oratória. Conheceu e conviveu com Ampère (físico) e Chateaubriand (literato). Como jornalista, escreveu artigos em diversas revistas e jornais.
     Na Sorbonne, conheceu outros jovens católicos com os quais, em 23 de abril de 1833, aos 20 anos de idade, fundou a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP). Foi grande defensor da fé católica, professor da própria universidade em que se formou e precursor da Doutrina Social da Igreja. Queria instituir uma “rede mundial de caridade”, promovendo famílias carentes e santificando os membros da SSVP.
     Casou-se com Amélia Soulacroix em 1841. Teve uma filha, de nome Maria Josephine. Ozanam faleceu em 8 de setembro de 1853, aos 40 anos, na cidade de Marselhe, na França, acometido de uma inflamação no rim direito.
     Em 22 de agosto de 1997, Ozanam foi beatificado na Catedral Notre Dame, numa festa que reuniu milhares de vicentinos de todo o mundo.
_____________________________________________________

Página Seguinte: A Vida de São Vicente de Paulo


_____________________________________________________