Comissão de Jovens (CJ)

________________________________________________________


Notícias da Comissão de Jovens

Cfd. Edinam Aparecido da Silva 

Coordenador da Comissão de Jovem do Conselho Metropolitano de Ouro Preto

________________________________________________________


Projeto BALANÇA Ouro Preto

Na Reunião Ordinária do Conselho Metropolitano de Ouro Preto, ocorrida no dia 11 de janeiro de 2014, no salão de reuniões do Lar São Vicente de Paulo, em Ouro Preto, a Comissão de Jovens fez o lançamento do Projeto “Balança Ouro Preto”, com o objetivo de motivar mais os vicentinos, que parecem estar meio desanimados, pouco participativos, fugindo de responsabilidades e assistindo atônitos ao fim de suas Conferências.

O confrade Edinan, coordenador da Comissão de Jovens e as consócias Vanessa Mara e Raquel Ferreira fizeram a apresentação do Projeto a todos os presentes na reunião, incluindo presidentes de Conselhos Centrais e jovens.


O projeto adotou o tema: “Ide, sem medo de servir!”, que foram as últimas palavras do Papa Francisco aos jovens, na Missa de conclusão da Jornada Mundial da Juventude, ocorrida em 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

A nossa sociedade vem passando por muitas transformações e tudo ocorrendo de forma muito rápida.  O avanço tecnológico tem contribuído imensamente para o progresso material e para o grande nível de informação que circula diariamente. Entretanto, isto pode estar refletindo de forma negativa nas relações sociais, familiares e até religiosas.

As políticas públicas assistenciais têm melhorado as condições materiais de muitas famílias brasileiras que viviam na linha da pobreza material, mas cresce assustadoramente as questões do tráfico de drogas, da violência e, infelizmente, nestes casos, a maioria das pessoas não entendem que precisam de ajuda. Cresce o número de portadores de doenças, principalmente as ligadas aos transtornos de ansiedade, estresse e depressão.

Como podemos usar todos estes recursos tecnológicos a favor dos pobres? Como livrar dos nossos preconceitos e enxergar a Figura de Cristo no jovem drogado que entra em nossas casas e rouba nossos objetos para trocar por droga? Como enxergar o Cristo em um casal homossexual que é nosso vizinho, freqüenta muitos lugares que freqüentamos com nossa família e cujos filhos convivem juntos nas escolas, nas ruas e às vezes na igreja e porque não na própria Conferência? Como lidar com um membro de nossa família, amigo, vizinho ou desconhecido que perdeu a esperança de vida e vive trancado em um quarto escuro? Como pensar nas famílias que tem boa condição financeira, mas não têm valores estabelecidos; onde os papéis são invertidos? Como lidar com criança que precocemente “assumem” o papel de ser pai ou mãe, sem ao menos saber o que este papel significa em termos afetivos e de responsabilidade?

E para piorar, durante estes 30 meses de trabalho na área do Conselho Metropolitano de Ouro Preto, temos percebido uma Sociedade São Vicente de Paulo apática e às vezes perdida na boa intenção de ajudar as famílias que sofrem, mas às vezes sem saber como fazer. E nesta busca do “como”, observamos que estamos nos tornando tristes e pessimistas e o pior, estamos nos afastando às vezes dos nossos confrades e consócias e até mesmo de nossas Conferências. Temos notado muitas Conferências com poucos membros, não que o importante seja a quantidade, mas nossas salas e nossos eventos já estiveram muito mais cheios de vicentinos animados e alegres. A falta destes membros tem causado a sobrecarga a outros que, frequentemente, não porque querem, mas por não terem condições de fazerem, tem que assumir tantas coisas e encargos para não deixarem a peteca cair, que às vezes acabam deixando a desejar no que é principal: o contato com as famílias assistidas.

Com tudo isto não poderíamos ficar de braços cruzados, então pensamos  que é preciso “SACUDIR” todos os vicentinos, para também terem a oportunidade de repensar sua missão e a forma como a estão abraçando. Não temos receitas prontas, mas especialmente refletindo sobre a figura de Ozanam e sobre o tema “Amor, Caridade e Justiça” ficamos incomodados com a situação da Sociedade São Vicente de Paulo e resolvemos propor algumas idéias e desafios para juntos tentarmos melhorar nossa atuação.

Os objetivos do Projeto é resgatar o espírito primitivo, o carisma e a alegria dos vicentinos; reacender a chama de amor ao próximo nos vicentinos afastados; recrutar novos membros para a SSVP; tornando o ambiente vicentino um espaço de alegria e otimismo para os vicentinos atuantes, os afastados e os que ainda não conhecem nosso trabalho e carisma.

O projeto propõe idéias simples e coisas que já realizamos, mas que se perderam ao longo do tempo e queremos resgatar. Estamos nos percebendo como vicentinos cansados, com ar triste e pesado e Cristo, São Vicente e Ozanam não gostam e não querem seus seguidores trabalhando desta forma. Estamos como os dois discípulos que caminhavam rumo a Emaús, os sentimentos de frustração, medo os faziam sentir perdidos, de forma que o próprio Cristo caminhava ao lado deles e não o percebiam. (Lucas 24,  13-35).

Para ajudar a divulgar o Projeto, criamos então um ícone: um quadro com as imagens de São Vicente, Frederico Ozanam, do Papa Francisco, um globo e de uma Cruz significando o sofrimento e a ressurreição. O projeto nos convida a baseados na vida de nosso Patrono, do nosso Fundador e de Francisco Sucessor de Pedro, ressuscitarmos em Jesus e em seu projeto de amor em prol dos pobres mais diversos, que Ele mesmo nos confia. E o globo nos remete ao pensamento célebre de Ozanam: “Gostaria de reunir o mundo em uma grande rede de caridade”.


Serão três quadros-ícones, e cada um ficará em um setor do Conselho Metropolitano (quadro abaixo). O ícone deve percorrer todas as conferências da nossa área de atuação. O objetivo da sua visita é sacudir os vicentinos, os vicentinos afastados, os colaboradores e a comunidade de uma forma geral, para o nosso chamado e envio de sermos e fazermos missionários entre todas as nações. E este anúncio deve ser sem medo e de forma alegre.

Durante a visita do ícone, os vicentinos devem preparar várias atividades para mobilizarem toda a comunidade e vivenciarem a sua fé. A palavra de ordem para isto é CRIATIVIDADE. Vamos citar alguns exemplos de atividades, mas não precisam e nem devem ficar presos a estes exemplos: Celebração Eucarística e da Palavra, Encontros de Crescimento Espiritual e de Formação, Retiros, Adorações ao Santíssimo, Novenas, Tríduos, Celebrações dos Padroeiros, Visita a confrades afastados e doentes, divulgação da SSVP (nas Missas, escolas, grupos de crisma, encontro de adolescentes com Cristo), reza de terço nas casas, leilões e tudo que possa divulgar o trabalho da SSVP e o objetivo do Projeto.

Para finalizar esta etapa das visitações, realizaremos uma grande festa regulamentar no dia 07/12/2014, nesta data nenhum Conselho Central da área do nosso Conselho Metropolitano realizará a festa em sua região, todos os vicentinos deslocarão para uma única cidade onde juntos celebraremos a devoção a Maria Santíssima e finalizaremos a primeira etapa do nosso projeto. Provavelmente será na cidade Mariana, onde todos, após sermos sacudidos, refletiremos sobre nossa missão tendo como ponto de apoio o “Sim” de Maria ao Projeto de Deus.

________________________________________________________

O Metropolitano na JMJRio2013

 
Com o tema: “Ide fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19), a Jornada Mundial da Juventude aconteceu entre os dias 22 a 27 de julho de 2013, na cidade de Rio de Janeiro/RJ. O Conselho Metropolitano de Ouro Preto, da Sociedade de São Vicente de Paulo, enviou 20 representantes: Edinan, Raquel e Vanessa (da Comissão de Jovens do CM Ouro Preto); Jerfesson, Moniêly e Nágela (CC Congonhas); Jéssica e Rafaella (CC Imaculada Conceição de Conselheiro Lafaiete); Analine (CC Sagrado Coração de Jesus, de Conselheiro Lafaiete); Anderson, Leonardo, Filipe, Ana Paula e Ana Carolina (CC Ouro Preto); Patricia, Jussara, Tatiana e Juciely (CC Bela Vista); Nayara e Adriele (CC Viçosa). Leia o relato da Vanessa Mara de Paula, do Conselho Central de Mariana:
Primeiro Dia – 22 de julho – Segunda-feira
Reunimo-nos na rodoviária de Conselheiro Lafaiete, de onde saímos às 10h, para o Rio de Janeiro. Foi um longo trajeto, com orações, músicas e grandes expectativas. Chegamos ao Rio por volta das 16h, e fomos aos alojamentos cedidos pelas escolas da Comunidade Paciência (a duas horas do centro), fomos surpreendidos ao saber que dormiríamos no chão, sendo que nem todos levaram colchão. No entanto, saímos de casa em casa, pedindo colchões emprestados, conseguindo até colchão de casal. Às 19h, houve a Missa de acolhida aos peregrinos, realizada nesta mesma comunidade, presidida pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde estavam alojados peregrinos de outros Estados como: SP, MG, RS e DF.
Segundo Dia – 23 de julho – Terça-feira
Na manhã, após tomarmos café, fomos à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, buscar o restante dos itens que ficaram faltando do Kit do peregrino e aproveitamos para fazer uma avaliação sobre o grupo. Tivemos momentos de louvor com bandas que se apresentavam no local. Depois, fomos para Copacabana para assistirmos a Missa de Abertura. Nem almoçamos, lanchamos às 16h e fomos à procura de bom lugar nas areias de Copacabana para participarmos da Santa Missa. Conseguimos um bom lugar a aproximadamente 50m do palco principal, pois ainda não havia chegado os 2 milhões de jovens previstos. Estavam presentes ali cerca de 600 mil pessoas. O evento começou a ficar superlotado a partir do dia 26 (Sexta). Na Santa Missa foi realizado um breve relato das JMJ's anteriores e sobre os locais em que a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora percorreram em todo o Brasil durante os dois anos de preparação, que antecederam a Jornada. Preocupados com o retorno para o alojamento decidimos não esperar o término da Missa previsto para 22h, pois era muito longe e não tínhamos informações precisas se trens e metrôs iriam funcionar.
 
Terceiro Dia – 24 de julho – Quarta-feira
Iniciamos o dia com a participação na catequese que foi realizada na Comunidade de Paciência, ministrada pelo bispo Carlos, do Paraná, que nos deu um belo testemunho sobre sua experiência diária perante a sociedade atual, sobre formas de abordar os jovens, principalmente os que estão no mundo das drogas, e de como evangelizar mediante essas realidades. Em seguida, fomos para o Parque da Quinta da Boa Vista, onde havia a Feira Vocacional, com centenas de stands de divulgação sobre os vários ministérios do mundo inteiro. Conhecemos o stand das Irmãs Vicentinas de Gysegem (Província Elisabeth de Robiano-Sudeste). Ao cair a noite, sob forte chuva e muito frio, participamos do show da banda Conecta da Canção Nova, seguida de uma belíssima Adoração ao Santíssimo. Sentimos o Amor de Deus que nos tocou através do próximo, pois, mesmo sendo estrangeiros, compartilhávamos uma única Fé e Amor, independente da raça, língua e cultura. Crescia em todos nós a ansiedade de ver o Papa no dia seguinte.
 
Quarto dia – 25 de julho – Quinta-feira
Acordamos um pouco mais cedo que de costume para fazermos um bom planejamento, pois o grande dia havia chegado: a acolhida ao Papa, em Copacabana. Após um trajeto de quase três horas e caminharmos bastante, chegamos em Copacabana. Fizemos um lanche afim de ganharmos tempo, pois as ruas estavam cada vez mais cheias, e levamos mais 32 sanduíches para não termos mais que sair. Às 14h, nos acomodamos na ciclovia de Copacabana para ver e celebrar aquele momento com o Papa Francisco. A expectativa era grande e, ao embalo de muita música, nacional e internacional, todos esperavam ansiosamente a sua chegada. Exatamente às 19h06min, ele passou pela orla de Copacabana a aproximadamente 2,5metros do nosso grupo. Logo após, fizemos um momento de oração agradecendo as graças que nos foi concedida por fazermos parte daquele número de fiéis privilegiados. A Missa iniciou-se às 19h30min e, de uma maneira muito carismática, ao ver a multidão que o aguardava, o Papa elogiou todos os peregrinos que ali estavam pela coragem, perseverança e Fé de terem suportado o frio e a chuva durante todos os dias. Francisco nos mostrou de uma forma humilde e alegre como devemos praticar nossa Fé a exemplo do Cristo Jesus, e nos disse essas belas palavras em sua homilia: “Olhando para este mar, para a praia e todos vocês, me vem ao pensamento o momento em que Jesus chamou os primeiros discípulos a segui-lo nas margens do lago de Tiberíades. Hoje Jesus ainda pergunta: Você quer ser meu discípulo? Você quer ser meu amigo? Você quer ser testemunha do meu Evangelho? No coração do Ano da Fé, estas perguntas nos convidam a renovar o nosso compromisso de cristãos. Suas famílias e comunidades locais transmitiram a vocês o grande dom da fé; Cristo cresceu em vocês. Hoje, vim para lhes confirmar nesta fé, a fé no Cristo Vivo que mora dentro de vocês; mas vim também para ser confirmado pelo entusiasmo da fé de vocês! Saúdo a todos com muito carinho...”
 
Quinto dia – 26 de julho – Sexta-feira
Logo pela manhã, fomos ao Parque da Quinta da Boa Vista, onde o Papa Francisco iria atender cinco confissões, apenas metade do nosso grupo teve o privilégio de vê-lo, ao passar pela multidão em carro comum, com o vidro abaixado, acenando para os fiéis. Fomos almoçar. Não conseguimos visitar o Cristo Redentor devido ao grande tumulto que havia nos arredores. Fomos então para Copacabana onde Francisco, atencioso como sempre, fez mais uma vez o cortejo pela orla da praia, e tivemos a oportunidade de vê-lo de pertinho mais uma vez. A Via Sacra foi um momento de intensa reflexão, e um silêncio emudecedor contagiava aquela multidão. Ao final, Francisco, com suas doces palavras e com a mesma gratuidade e ternura nos impulsionou a refletir dizendo: “...Ninguém pode tocar a cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da cruz de Jesus para sua própria vida. Nesta tarde, acompanhando o Senhor, queria que ressoassem três perguntas nos seus corações: O que vocês terão deixado na cruz, queridos jovens brasileiros, nestes dois anos em que ela atravessou seu imenso país? E o que terá deixado a cruz de Jesus em cada um de vocês? E, finalmente, o que esta cruz ensina para a nossa vida?...”
 
Sexto dia - Dia 27 de julho – Sábado
O dia amanheceu novamente frio, mas aquecido permanecia nossos corações... e, eis que chegou o dia da Vigília, as mochilas foram bem abastecidas com o saco de dormir, comida de emergência, uma peça de roupa, enfim: o essencial para passarmos a noite sobre as areias de Copacabana. Enfrentamos novamente o tumulto do transporte, filas enormes, caminhadas extensas. E chegamos por volta 14h. A cada minuto que passava a praia ia ficando mais cheia e já não era possível ver o início e o término daquela multidão de 3,5 milhões de pessoas do mundo inteiro. A vigília enriqueceu muito nossa vida espiritual, o testemunho dos irmãos que compartilharam no palco suas experiências de vidas, a Graça de contemplar o Santíssimo Sacramento e compartilhar esse momento com essa multidão de fiéis, foi o despertar de um novo tempo para a juventude católica. Quando se encerrou a vigília é que no silencio da noite, no orvalho que caia se manifestava a Fé da juventude que ali estava. Havia pessoas dormindo sentadas, em árvores, em estátuas, próximo aos banheiros químicos. Na areia não coube, no calçadão também não, nem na ciclovia, a avenida foi tomada... ainda houve os que não encontraram lugar e foram para os alojamentos.


Sétimo dia - 28 de julho - Domingo
Um lindo amanhecer ensolarado iluminou a manhã do dia 28, dia da Missa de Envio; e as trevas, que por muitas vezes tomava conta da juventude católica, cedeu lugar à luz de Cristo através do sucessor de Pedro, o Papa Francisco que nos enviou com o propósito de seguimos firmes na Fé e para fazermos discípulos entre todas as nações: “Ide. Durante estes dias, aqui no Rio, vocês puderam fazer a bela experiência de encontrar Jesus e de encontrá-lo juntos, sentindo a alegria da fé. Mas a experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde. A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história (cf. Rm 10,9).” - Papa Francisco.

________________________________________________________

Encontro Internacional de Jovens Vicentinos





O Encontro Internacional de Jovens Vicentinos, com o tema “Vicentinos: Missionários da Caridade, Vamos aos Pobres.” aconteceu entre os dias 18 a 22 de julho de 2013, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte/MG.
Participaram do Encontro, como representantes do Conselho Metropolitano de Ouro Preto: o cfd. Edinan, a csc. Raquel e cfd. Airton, da Comissão de Jovens), cfd. Jerfesson, csc. Moniêly e csc. Nágela (Conselho Central de Congonhas); csc. Jéssica (Conselho Central Imaculada Conceição, de Conselheiro Lafaiete); csc. Analine (Conselho Central Sagrado Coração de Jesus, de Conselheiro Lafaiete); e cfd. Anderson (Conselho Central de Ouro Preto).
As atividades iniciaram-se na quinta feira, com a oração da noite, com o tema: “Identidade Vicentina” destacando que ser Vicentino é um compromisso com os preferidos de Jesus Cristo. Foram divididos grupos lingüísticos e separados pelas ruas da “Cidade dos Meninos” para rezar o Terço das Nações, no último mistério todos os grupos se uniram e rezaram juntos, cada um em sua língua.
Na sexta, com o tema “Missão”, a Juventude Vicentina foi convidada a abraçar a missão do Cristo Jovem, viver a dinâmica do despojamento para abraçar os irmãos em suas necessidades, colocando-se a serviço e servindo de exemplo.
A celebração Eucarística, em espanhol, destacou a figura de Ozanam como modelo de leigo, jovem e missionário. A homília reforçou o compromisso afetivo e efetivo a favor dos Pobres. Deus fez uma aliança com o homem, mas Deus quer Misericórdia e não sacrifício. A lógica da Misericórdia deve ser o distintivo do vicentino. Assim, nossa espiritualidade nos leva a perguntar: o que Jesus faria hoje no meu lugar?
À noite, houve a Festa das Nações (Foto abaixo), onde os países presentes apresentaram músicas, danças e comidas típicas. Uma grande confraternização com muita alegria e despojamento.

No sábado, o tema proposto foi Caridade, que é a expressão do Coração de Deus. A Celebração Eucarística, agora em português, trouxe a figura de São Vicente, que continua a inspirar e animar toda a Família Vicentina no mundo inteiro, reforçando o Serviço da Caridade, mudando as estruturas injustas que exploram os mais pobres. A homilia reforçou que o elã missionário que nos impulsiona a anunciar Jesus só pode ser fruto da vida de intimidade com Ele. Só viveremos Jesus se a Eucaristia estiver no âmago de nossas vidas.
No domingo, com o tema “Os Pobres: Nossos Senhores e Mestres” desperta para a presença vivificadora de Deus nas situações mais improváveis e opressoras. A homilia tratou das relações, que vai além do diálogo; refere-se às interações que nos cobram uma resposta. Nem toda situação requer a mesma resposta, mas o importante é que em nenhuma relação ou interação podemos ficar indiferentes, principalmente diante das mais variadas formas de pobreza que nos desafiam a todo tempo.
Durante o encontro, houve 3 catequeses. A primeira, sobre as novas formas de pobreza, que nos levou a refletir sobre desafios atuais: Aids, dependência química, desigualdades, exclusão social, crianças nas ruas, trabalho infantil, falta de educação formal, violência, entre outras.
A segunda catequese, com o tema Missionaridade Vicentina, refletiu sobre o compromisso de sermos seguidores de Cristo, a nossa resposta ao chamado, sempre tendo em mente que: “O segredo da eterna juventude é ter um ideal a que se dedicar” (Dom Helder Câmara).
A terceira catequese apresentou a caridade como força de evangelização. O livro de Isaías serve como inspiração para nossa missão: “o espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”. E nossa missão é reforçada em João: “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”.
Houve também oficinas e visitas a obras e unidades vicentinas na região dos Conselhos Metropolitanos de Belo Horizonte e Contagem, conhecendo trabalhos e iniciativas de vicentinos que ainda não conhecíamos.


________________________________________________________

Jovens Vicentinos na JMJ Rio 2013



(Para ampliar, clique na foto)

     Estes são os Jovens que irão representar o Conselho Metropolitano de Ouro Preto na Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 a 28 de julho, na cidade do Rio de Janeiro.

________________________________________________________

"ESPERANÇA DO AMANHECER"


(Hino Oficial da JMJ Rio2013)




- Download do Hino em MP3 -


Sou marcado desde sempre
com o sinal do Redentor,
que sobre o monte, o Corcovado,
abraça o mundo com Seu amor.

(Refrão):

Cristo nos convida:
"Venham, meus amigos!"
Cristo nos envia:
"Sejam missionários!"

Juventude, primavera:
esperança do amanhecer;
quem escuta este chamado
acolhe o dom de crer!
Quem nos dera fosse a terra,
fosse o mundo todo assim!
Não à guerra, fora o ódio,
Só o bem e paz a não ter fim.

Do nascente ao poente,
nossa casa não tem porta,
nossa terra não tem cerca,
nem limites o nosso amor!
Espalhados pelo mundo,
conservamos o mesmo ardor.
É Tua graça que nos sustenta
nos mantém fiéis a Ti, Senhor!

Atendendo ao Teu chamado:
"Vão e façam, entre as nações,
um povo novo, em unidade,
para mim seus corações!"
Anunciar Teu Evangelho
a toda gente é transformar
o velho homem em novo homem
em mundo novo que vai chegar.



________________________________________________________

Vem aí o Encontro Internacional
de Jovens Vicentinos

De 18 a 21 de julho, em Belo Horizonte/MG


Programação:

18/julho – Quinta-feira:
Durante todo o dia – Acolhida dos participantes – Local: Aeroporto e Cidade dos Meninos
20h00 – Acolhida – Local: Anfiteatro Capela
20h30 – Oração de Abertura – Local: Anfiteatro Capela
21h00 – Espiritualidade Mariana (Lual) – Local: Anfiteatro Capela

19/julho – Sexta-feira
8h00 – Café da manhã – Local: Refeitório
9h00 – Oração de abertura do EIJV (todos juntos) – Local: Anfiteatro
9h30 – Catequese (por grupos linguisticos), Tema: Novas Formas de Pobreza. – Local: Auditórios
11h30 – Missa (em espanhol) presidida pelo Pe. Gregory Gay – Local: Capela
12h30 – Almoço  – Local: Refeitório
14h00 às 16h00  – Oficinas  – Local: Salas de aula
16h00 – Lanche  – Local: Refeitório
16h30 às 18h30 – Oficinas  – Local: Salas de aula
19h00 – Jantar  – Local: Refeitório
20h30 – Festival

20/julho – Sábado:
8h00 – Café da manhã  – Local: Refeitório
9h00 – Oração  – Local: Capela
9h30 – 2ª Catequese, Tema: Missionaridade Vicentina  – Local:
           Auditórios
11h30 – Missa (em Português) – Local: Capela
12h30 – Almoço  – Local: Refeitório
13h30 – Saída para as visitas às Obras  – Local: Vários lugares
21h00 – Show (Escola de Samba) – Local: Ruas da Cidade dos
             Meninos

21/julho – Domingo:
8h00 – Café da Manhã  – Local: Refeitório
9h00 – Oração
9h30 – 3ª Catequese, Tema: A caridade como força da Evangelização. – Local: Auditórios
11h30 – Missa (em inglês) – Local: Capela
12h30 – Almoço  – Local: Refeitório
14h00 às 18h30 – Tarde esportiva  – Local: Quadras
20h00 – Jantar  – Local: Refeitório
21h00 – Início da saída para o Rio de Janeiro... E, enquanto esperam a saída, momento livre.

________________________________________________________
Como foi o Encontro Nacional da Juventude Vicentina em Teresina/PI

“Jovem, a exemplo de Ozanam,
Cristo te chama para a Missão”



     Aconteceu, nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2013, no Sítio Santo Inácio de Loyola, em Teresina, Piauí, o 28º Encontro Nacional da Juventude Vicentina, com a presença das Comissões de Jovens do país, da Csc. Ada, Presidente do Conselho Nacional do Brasil, do Cfd. Carlos Henrique David (Caíque), Vice-presidente,  e do Pe. Alexandre Nahass, Assessor Espiritual do CNB além de outros representantes dos Conselhos Metropolitanos.
     No primeiro dia do Encontro, dia 24, sexta-feira à noite, houve uma apresentação da Conferência de Crianças e Adolescentes São Judas Tadeu, vinculada ao Conselho Particular Santa Catarina de Sena, numa demonstração folclórica daquela região. Logo após, todos se dirigiram para a Capela, onde Pe. Alexandre Nahass conduziu as orações.
     No dia seguinte, dia 25 de maio, sábado pela manhã, o Vice-Presidente do CNB, Cfd. Carlos Henrique David, palestrou sobre o principal fundador da Sociedade de São Vicente de Paulo, Antônio Frederico Ozanam, incentivando os jovens a seguirem seus exemplos e seus ensinamentos, persistindo no caminho do bem através da caridade, lutando junto aos pobres contra toda forma de pobreza. À tarde, os jovens presentes foram separados em grupos para fazerem uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos pela Comissão Nacional de Jovens, levantando pontos negativos e positivos e traçar novas metas de trabalho. À noite, houve um momento de vigília, na Catedral Nossa Senhora das Dores, seguida de procissão pelas ruas do centro em sentido à Sede do Conselho Metropolitano de Teresina.
     No dia 26, domingo, último dia do Encontro, houve a celebração da Santa Missa pelo Assessor Espiritual, Pe. Alexandre Nahass. Encerrando o Encontro, foi discutido a respeito da participação dos jovens vicentinos na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em julho, e todos assinaram uma bandeira da SSVP que será levada para a Jornada Mundial.
________________________________________________________
Os 3 maiores eventos
para a Juventude Vicentina em 2013






24 a 26 de maio - Encontro Nacional da Juventude, em Teresina/PI

19 a 21 de julho - Encontro Internacional da Juventude Vicentina, em Belo Horizonte/MG
23 a 28 de julho - Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro/RJ




________________________________________________________ 


2013 - Ano dedicado à Juventude
Celebrar beato Ozanam,
nosso modelo de Amor, Caridade e Justiça


A Igreja, ciente do mandato missionário recebido de Jesus Cristo, tem a responsabilidade de defender e de promover a vida de todos. Neste mundo, com esta nova cultura desafiadora a Igreja é chamada a se posicionar na perspectiva do anúncio, da denúncia, da motivação, da co-responsabilidade, da divulgação daquilo que contribui.
A CNBB a partir de sua Campanha da Fraternidade, com o intuito de ser uma voz profética e transformadora para a vida do povo, escolhe o tema ‘Juventude’ para 2013 e se posiciona  a favor do enfrentamento deste eixo complexo da cultura midiática: assunto atual e de suma importância para a Igreja e para a Sociedade.
A palavra juventude vem de jovis. Juventude não como qualidade de uma idade cronológica. Deveríamos compreender a juventude a partir da jovialidade. É jovem não aquele que tem idade nova, mas aquele que tem o vigor de Deus. Do Deus que alegra a nossa juventude. Do Deus que é a vitalidade do nosso ser. Jovialidade é o modo de ser próprio de Deus. É jovem a pessoa que se deixou tomar pelo modo próprio de Deus, pela força de Deus, pelo vigor de Deus: o amar sem medida, desmedidamente!
A Igreja no Brasil ao repropor Juventude como tema da Campanha da Fraternidade, nesse tempo de mudança de época, deseja refletir, rezar com os jovens, reapresentando-lhes o Evangelho como sentido de vida e, ao mesmo tempo, como missão. O Evangelho é nossa vida, nossa existência. A Campanha da Fraternidade é um convite para nos convertermos e irmos ao encontro dos jovens e, ao mesmo tempo, é um convite aos jovens para se deixarem encontrar por Jesus Cristo, caminho, verdade e vida (Jo 14,6).

“Eis-me aqui, envia-me”

O lema escolhido ressalta o reconhecimento da parte da Igreja do valor do jovem, provocando neles este compromisso de serem comunicadores da vida e da verdade que liberta os filhos de Deus de todas as amarras, escravidões, condicionamentos. O ‘eis-me aqui, envia-me’ é a voz forte do jovem que, repleto de sonhos e com grande auto-estima, se coloca à disposição para ajudar a todos nós a navegarmos em águas profundas neste mundo virtual que lhe é caro e próprio.
A Campanha da Fraternidade já anuncia a Jornada Mundial da Juventude. Ao assumir como lema o espírito missionário da JMJ 2013 indicado pelo Santo Padre Bento XVI, Ide e fazei discípulos entre todas as nações (cf. Mt 28,19), desejamos que todos os jovens sejam verdadeiros missionários e missionárias em nossa Igreja. Jovens evangelizando jovens: Eis-me aqui, envia-me! Jovens também colocando-se a serviço da evangelização, através dos novos meios de comunicação. Vivendo e testemunhando a graça e a beleza de ser cristãos. Beleza, porque são partícipes da vida do Reino e, por isso, são todos tomados por Deus que alegra a nossa juventude.
Vivemos em um mundo onde há muitos desperdícios, perdas humanas, por falta de chance. O convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor. O anúncio ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ é um anúncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos fazer um intervalo dele, porque ele supõe que aquele que é amigo do Senhor, pela sua vida, pelo seu estar no mundo, comunique aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor. Essa é a missão que a nossa Igreja precisa.
Esse testemunho e o próprio anúncio do Cristo, são grandes desafios pra juventude, que vive em um mundo plural, com milhares de informações, seja através das escolas, lazer, internet, especialmente no contato com as redes sociais, como o facebook, twitter: “Com essas mil participações, ele, jovem discípulo, é chamado a plantar no coração de quem ele encontrar, com quem ele se comunicar, o desejo de ser discípulo de Jesus” (padre Geraldo Dondici Vieira, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio).

________________________________________________________

Símbolos da Jornada Mundial da Juventude

A CRUZ:


     A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 à Semana Santa de 1984). No final daquele ano, depois de fechar a Porta Santa, o Papa João Paulo II deu essa cruz como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Quem a recebeu, em nome de toda a juventude, foram os jovens do Centro Juvenil Internacional São Lourenço, em Roma. Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).

O ÍCONE DE NOSSA SENHORA: 


     Em 2003, o Papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior. “Hoje eu confio a vocês... o ícone de Maria. De agora em diante, ele vai acompanhar as Jornadas Mundiais da Juventude, junto com a cruz. Contemplem a sua Mãe! Ele será um sinal da presença materna de Maria próxima aos jovens que são chamados, como o apóstolo João, a acolhê-la em suas vidas” (Roma, 18ª Jornada Mundial da Juventude, 2003).

     Para nós vicentinos joviais por característica, o compromisso é muito maior, em 2013 comemoramos 180 anos de fundação da nossa estimada SSVP e o bicentenário do nascimento do nosso principal fundador Beato Antônio Frederico Ozanam. Inspirados por este modelo e pelo compromisso assumido na campanha da fraternidade, que realmente possamos nos disponibilizar para sermos enviados para fazer discípulos entre todas as nações e vivenciarmos de forma mais coerente o amor, a caridade e a justiça.

________________________________________________________
Jornada Mundial da Juventude 2013
  
     Neste ano de 2013, seremos abençoados com a Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho, no Rio de Janeiro. Nosso sonho é enviar um jovem de cada Conselho Particular, pois é uma oportunidade rara de participação e um momento deste pode mudar o rumo da SSVP. Para nosso sonho se tornar realidade, é necessário que cada Conselho Central o transforme em meta. Precisamos nos organizar no sentido financeiro e espiritual, preparando os nossos jovens para o verdadeiro sentido missionário, de peregrinação e de multiplicador quando se participa de uma Jornada Mundial.

________________________________________________________

Agradecimentos

     Queremos aproveitar este espaço para agradecer a diretoria do Conselho Metropolitano pelo apoio e aos Conselhos Centrais pelo empenho e dedicação, lembrando que o movimento de Comissão de Jovens não deve ser visto apenas como uma atribuição da Regra, mas como uma forma organizada e responsável de renovação da nossa estimada SSVP. Portanto, incentivem, cobrem e participem das atividades e das reuniões ordinárias das CJ’s ao menos trimestralmente como prevê o nosso manual.

Louvado seja o Nosso Senhor Jesus Cristo! _______________________________________________________


A Juventude do Conselho Metropolitano de Ouro Preto
______________________________________________________


“Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.”

(I Jo 2,14)
________________________________________________________

“Para a juventude que tem fome e sede de amor
eu lhe ofereço caridade.”

(Ozanam)
________________________________________________________


Hino da Juventude da Região II



Onde dois ou mais estiverem reunidos
Ali estará o Cristo

E a Região II recebendo o espírito do Senhor com Maria Rosa Mística (2x)

Vem interceder pela juventude vicentina
Os sete pilares que edificam nossos trabalhos

Os jovens de Valadares, Ouro Preto, Caratinga, Juiz de Fora,
Rio de Janeiro, Volta Redonda e Barbacena (2x)


Jesus, quando voltar, irá arrebatar a juventude de Ozanam
Jesus, quando voltar, irá arrebatar a juventude de SSVP
Essa juventude, com certeza, é você...


________________________________________________________